Investir em cobertura de policarbonato: vale a pena?

Investir em cobertura de policarbonato: vale a pena?

Será que vale a pena investir em cobertura de policarbonato? Porque ter um pergolado de madeira na área de lazer com cobertura transparente é um sonho!

E, torna a casa mais distinta, valorizada e sofisticada, para aproveitar ao máximo com a família e amigos.

Antes de se decidir pelo modelo desejado, muita gente se perde na escolha da cobertura de policarbonato. Será que vale mesmo a pena?

Transparente, barata e leve, a cobertura de policarbonato aparenta ser perfeita para todos os casos envolvendo pergolado de madeira, mas a mesma possui certas características que não são comentadas na hora da compra.

Sendo assim, é muito importante ter à disposição todas as informações sobre o assunto antes de se decidir investir em cobertura de policarbonato.

Veja a seguir tudo o que precisa saber para tomar uma decisão consciente e aproveitar sua compra ao máximo.

O que é policarbonato?

O termo policarbonato refere-se a um grupo de plásticos amorfos e transparentes. Sua composição o permite transmitir luz internamente, semelhante ao vidro.

Por isso, polímeros de policarbonato são usados para uma grande variedade de materiais:

  • Vidro à prova de bolas;
  • DVDs;
  • lentes de óculos;
  • equipamentos automotivos e médicos.

Tanto resistente quanto leve, este material vem sendo utilizado para cada vez mais aplicações, como copos, escudos policiais, malas, painéis de instrumentos, canetas, liquidificadores, óculos de mergulho, telas de LCD, entre outros.

O policarbonato é encontrado em três tipos: alveolar, refletido e compacto.

Veja também: Coberturas em Policarbonato Alveolar

Vantagens para decidir se vale a pena investir em cobertura de policarbonato

O policarbonato é utilizado em diversas áreas, como a automobilística, a medicina, a indústria, a arquitetura, a construção civil, entre outras.

E na construção vale a pena investir em cobertura de policarbonato por vários motivos. Veja abaixo suas principais vantagens.

Redução de gastos com energia elétrica

Apresentando um grau de transparência de até 89%, coberturas de policarbonato são muito utilizadas em ambientes que visam uma boa iluminação, mesmo após instalar uma cobertura.

Sendo a luz natural aproveitada durante quase todo o dia, os gastos com energia elétrica são significativamente reduzidos, evitando uma divida ativa e garantindo o benefício de investir em cobertura de policarbonato.

Proteção anti-UV

Lentes de policarbonato são bem comuns em óculos escuros, graças a sua propriedade de bloquear a luz ultravioleta.

Pelo mesmo motivo, seu uso em coberturas protege quem quer que esteja no ambiente desta radiação, e também protege portas e janelas.

É mais seguro para a pele tomar sol abaixo de uma cobertura de policarbonato do que ao ar livre, na praia.

Conforto térmico

Essa proteção contribui ainda para evitar a perda de transparência do material. O policarbonato conduz menos calor que o vidro e, por isso, não abafa o ambiente.

Se o que deseja é um ambiente arejado e a redução de custos com ar-condicionado, o policarbonato é uma excelente alternativa.

Redução de gastos com manutenção

Chapas de policarbonato são fáceis de instalar e trocar. Isso já basta para reduzir gastos com manutenção. São também resistentes a impactos, reduzindo ainda mais a frequência de possíveis manutenções.

Uma chapa do material é até 250 vezes mais resistente que vidro na mesma espessura, e 30 vezes mais sólida que o acrílico.

Leveza e versatilidade

Apesar de ser 250 vezes mais resistente que vidro da mesma espessura, o policarbonato é 50% mais leve, economizando em aspectos associados à estrutura da cobertura. Mesmo sendo resistente, sua aplicação e uso ainda são simples.

Policarbonato, a frio, pode ser curvado, o tornando um material flexível e facilmente instalável. Suas chapas são instaláveis em vários tipos de ambiente e se adaptam a estruturas de aço, madeira e alumínio.

Aspecto estético

Coberturas de policarbonato valorizam o ambiente pelos pontos de vista arquitetônico e estético, tanto por providenciarem luz natural, quanto por permitirem utilização em numerosas curvaturas, sem precisar de nenhum tipo de emenda.

Não propaga chamas

Policarbonato é um bom isolante elétrico e é resistente a altas temperaturas – incluindo chamas! É, por isso, utilizado em várias aplicações associadas a telecomunicação e eletricidade (principalmente em smartphones).

Além de evitar a propagação de fogo, em caso de incêndio, libera menos gases tóxicos se comparado ao acrílico, por exemplo.

Veja também: Cobertura área externa

Diferença entre a cobertura de policarbonato e a de vidro

Ambos podem parecer concorrentes, mas cada um se adequa melhor a situações diferentes. A melhor decisão depende do projeto, e certas características dos materiais auxiliam nessa decisão.

Vidro é um material nobre, caro e pesado — requer uma estrutura bem resistente para suportá-lo. Vidro oferece conforto acústico e, por reter mais calor, é ideal para a cobertura de estufas, mas podendo abafar ambientes com outras funções, particularmente em climas mais quentes. Finalmente, é um material 100% reciclável.

A cobertura de policarbonato é bem mais resistente e leve que o vidro, transmite luz natural com eficiência e mantém sua transparência agradável mesmo após muitos anos de exposição ao sol. A produção do plástico, no entanto, não é completamente amigável ao meio ambiente.

Como é feita a manutenção da cobertura de policarbonato

Durante seus cinco anos de vida em média, a cobertura de policarbonato nem sempre fica bonita como inicialmente, visto que seu material escurece facilmente. O principal motivo é a sujeira diária, que inclui:

  • poeira;
  • terra;
  • chuva;
  • folhas caídas;
  • fungos;
  • fezes de pássaros e insetos mortos;
  • umidade.

É bem difícil limpar esta sujeira, pois a mesma penetra nos poros do policarbonato alveolar e forma uma espécie de mofo que escurece as chapas. A manutenção se complica até pela posição da cobertura: no alto e com travas que criam obstáculos. 

Como a sujeira penetra no material, este fica cada vez mais escuro, rapidamente parecendo “velho”. Mesmo fazendo uma manutenção periódica, o policarbonato fica cada vez mais opaco.

Solução

Para ter uma cobertura sempre bela e funcional, o policarbonato deve ser limpo frequentemente. É indicado limpar a cada 30 dias, com água corrente e bastante pressão.

Tenha cuidado, o policarbonato pode riscar. Por isso, use panos de algodão 100%, ou vassoura com cerdas de algodão, mas nunca vassouras tradicionais, que irão com certeza danificar sua cobertura.

Nunca lave sob o sol intenso. Priorize as manhãs e fins da tarde. Passe a vassoura ou o pano úmido sempre em um único sentido, priorizando onde a água escorre. Nunca faça movimentos circulares.

Utilize materiais macios e sabão neutro, já que produtos abrasivos podem danificar a cobertura.

Veja também: Telha sanduíche

Onde encontrar em BH?

Os toldos da BH Toldos e Coberturas são desenvolvidos com materiais de altíssima qualidade, os tornando uma excelente alternativa para imóveis comerciais e residenciais. Possuímos também toldos dos mais variados modelos, atendendo a todas as necessidades.

Nada melhor do que contar com os serviços de uma empresa especializada em instalação em diversos ambientes. Afinal, somente uma companhia experiente consegue entregáveis personalizados.

Faça seu orçamento hoje mesmo!